Introdução À Ecologia para a Área biomédica (UFRGS BIO 11418, 2 Cr)

1º Semestre, 2016: 52 vagas de Enfermagem, 35 de Biomedicina

Esta disciplina aborda assuntos de ecologia e evolução relevantes para as ciências da saúde e revisa tópicos das ciências da saúde que beneficiam particularmente de uma perspectiva ecológica e evolutiva. O programa abre com uma revisão de ecologia que vai desde a origem da vida até às interações entre seres vivos e o ambiente físico, passando pela distribuição espacial dos climas da terra. O bloco de Medicina Evolutiva enfatiza as ideias de desajuste à modernidade, conflitos evolutivos na reprodução humana, evolução da resistência a antibióticos e evolução da virulência e capacidade de transmissão de patógenos. 

Biologia de populações (UFRGS BIO 11028 4 Cr)

1º Semestre, 2016: 20 vagas para Biologia

Combinando uma visão ecológica e evolutiva da dinâmica populacional, o programa desta disciplina é ancorado em um modelo nulo de crescimento exponencial e se desenvolve através de levantamento de premissas do modelo. A primeira metade da disciplina levantará premissas de ausência de variação em parâmetros demográficos, apresentando e discutindo conceitos de demografia, interação entre espécies, estocasticidade e estrutura etária. A segunda metade levantará a premissa de que todos os indivíduos são iguais, introduzindo as consequências evolutivas da diversidade genética através de conceitos de genética de populações e genética quantitativa.

Todos os trabalhos escritos em ambas as disciplinas serão avaliados pelo conteúdo e pela capacidade de expressão escrita. Os alunos são incentivados a revisar seus textos de acordo com o Cartilha de Estilo e Gramática para a Revisão de Textos Científicos em Português